Google junta-se ao Open Compute Project. Acabou o ‘Fight Club’ dos Data Centers!

A Google anunciou hoje a adesão ao Open Compute Project, iniciativa liderada há 5 anos por outro gigante tecnológico, a Facebook.

O Open Compute Project é um projecto de partilha de informação acerca da construção de data centers e especificamente sobre o aumento da densidade de servidores dentro dessas estruturas. Nos últimos anos, foram tornadas públicas tecnologias e metodologias que pouparam energia, espaço e acima de tudo ajudaram empresas, grandes e pequenas, a aceder a estas infra-estruturas de forma mais económica.

A Google tinha, até hoje, feito da sua tecnologia de data center um questão estratégica e confidencial, uma vez que a via como um factor competitivo de grande importância. Tanto que no jornalismo da especialidade se falava de um verdadeiro “Fight Club” ao estilo Brad Pitt: “primeira regra do fight club: não se fala do fight club”. Com esta nova atitude em relação à partilha de tecnologia de data center, a Google passa a colaborar com a comunidade de forma a que todos possam benificiar e melhorar o que de bom encontram; no verdadeiro estilo Open Source.

Num artigo da Wired, é feito o resumo do estado do Opem Compute Project e a previsão do que para aí está a para aparecer a partir de agora.

Quem ficou satisfeito com esta decisão foi Mark Zuckerberg, CEO da Facebook, que num post na sua cronologia partilhou palavras entusiásticas (como é o seu tom nestas alturas) acerca deste passo da Google.